Acessibilidade / Reportar erro

ORIENTAÇÃO DE TREINAMENTO ESPORTIVO EM FACULDADES E UNIVERSIDADES DURANTE A EPIDEMIA

RESUMO

Introdução:

A epidemia impactou o ritmo de ensino nas faculdades e universidades, especialmente nas aulas práticas de educação física. Tanto a educação física on-line quanto o exercício físico espontâneo dos estudantes são restringidos pelo espaço e pela infraestrutura, fazendo-se necessária a busca de orientações para o ajuste dos treinamentos esportivos.

Objetivo:

Investigar o estado atual dos exercícios físicos pelos estudantes universitários durante o período da epidemia, explorando estratégias de gestão dos dados para uma orientação de ações na prática de exercício pelas faculdades e universidades.

Métodos:

Foi realizada uma pesquisa por questionário online entre estudantes de faculdades e universidades de diferentes regiões. Através da plataforma do questionário em questão e do software Excel, os dados on-line foram introduzidos, classificados e analisados.

Resultados:

Os estudantes universitários mantiveram a frequência de exercícios entre três a sete sessões semanais, com média de duração de 30 minutos a 90 minutos em cada sessão. Quanto ao efeito dos exercícios praticados, após o treinamento otimizado, a pontuação teórica do exercício foi de 3,74 pontos, a pontuação da capacidade de exercício foi de 3,68 pontos, e a pontuação da capacidade real de exercício foi de 2,96 pontos. Obteve-se 3.89 pontos para a autorregulação e 4.23 pontos para a regulação do estresse. Entretanto, devido aos limites impostos pela infraestrutura local e ao fato de que o conteúdo do ensino on-line está ligeiramente adaptado à situação real, ainda exige adequações.

Conclusão:

As faculdades e universidades devem fortalecer a gestão de dados esportivos, administrar a situação e as necessidades físicas dos estudantes em tempo hábil, fornecendo orientação dirigida aos movimentos dos estudantes. Os ajustes de métodos e conteúdo ao ensino on-line devem considerar as necessidades reais dos estudantes, fornecendo um melhor apoio esportivo aos estudantes durante a epidemia. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
COVID-19; Estudantes; Exercício Físico

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br