RESUMO
Introdução:
O método de ensino por isometria com peso combina os benefícios de resistência física e hipertrofia. Este método de ensino executa o exercício isométrico com o peso corporal adequado.
Objetivo:
Estudar os efeitos do treinamento isométrico com pesos sobre a força explosiva dos membros inferiores nos jogadores de futebol.
Métodos:
Selecionou-se 20 jogadores de futebol por amostragem aleatória, divididos igualmente em grupo experimental e controle. Utilizou-se a situação real de treino dos atletas. O grupo experimental adotou o método de ensino por isometria com peso enquanto o grupo de controle utilizou o treinamento convencional de força muscular. A força dos membros inferiores dos dois grupos de atletas foi comparada antes e após o experimento.
Resultado:
A taxa de crescimento da força extensora nos grupos experimentais foi significativamente aumentada em velocidades médias, altas e baixas, enquanto o torque de pico não apresentou alterações significativas. Os jogadores de futebol tiveram sua força muscular aprimorada. Houve uma diferença significativa entre os dois grupos (P<0,05).
Conclusão:
O treinamento isométrico com pesos melhora significativamente a força muscular extensora média e rápida nos jovens jogadores de futebol. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.
Descritores:
Treinamento de Força; Exercício Isométrico; Futebol; Atletas