Acessibilidade / Reportar erro

MÉTODOS DE TREINAMENTO DE FORÇA PARA ESQUIADORES

RESUMO

Introdução:

A sequência de saltos de esqui pode ser dividida em quatro etapas: apoio, decolagem, voo e pouso. Cada etapa tem tarefas e funções específicas e está intimamente relacionada, sendo a conclusão de cada etapa dependente da etapa anterior.

Objetivo:

Explorar a eficácia dos métodos especiais de treinamento de força para esportistas em esqui.

Métodos:

Usando o método de análise científica literária, entrevista com especialistas, experiência e estatísticas matemáticas para realizar o treinamento de força especial para atletas chineses de esqui, comparando as mudanças na velocidade de salto e decolagem dos grandes saltos antes e depois de 16 semanas de treinamento de força com um protocolo especialmente desenvolvido.

Resultados:

Houve diferenças significativas na velocidade de decolagem e na altura aérea antes e depois do experimento (P<0,05). Os atletas do grupo experimental tiveram uma diferença muito significativa na velocidade de decolagem antes e depois da participação no experimento (P=0,01).

Conclusão:

Os resultados experimentais evidenciaram plenamente que ao melhorar a força de contração rápida dos músculos flexores e extensores das articulações do tronco e quadril, os métodos modernos de treinamento de força do centro abdominal são mais eficazes do que os métodos tradicionais de treinamento. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Esqui; Atletas; Treinamento de Força

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br