Acessibilidade / Reportar erro

INFLUÊNCIAS DO EXERCÍCIO AERÓBICO ASSOCIADO AO TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DA DPOC

RESUMO

Introdução:

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é um tipo de doença inflamatória do sistema respiratório caracterizada pela limitação crônica do fluxo de ar. Acredita-se que o treinamento com exercícios aeróbicos possa influenciar positivamente no tratamento medicamentoso dessa enfermidade.

Objetivo:

Estudar os impactos da intervenção complementar com exercícios aeróbicos sobre o tratamento farmacológico em portadores de DPOC.

Métodos:

Através de um experimento controlado, 40 voluntários sob tratamento farmacológico para DPOC foram selecionados e igualmente divididos em dois grupos. O grupo experimental foi tratado com treinamento de exercício aeróbico combinado com o tratamento medicamentoso, enquanto o grupo controle foi tratado apenas com o tratamento medicamentoso regular. O protocolo de exercícios teve duração de 60 minutos diários, num período total de oito semanas. A escala de Borg, saturação de oxigênio, teste de caminhada de seis minutos entre outros marcadores foram verificados antes e após a intervenção.

Resultados:

De acordo com os dados obtidos do experimento, o pico de consumo de oxigênio do exercício aeróbico combinado com o grupo de fármacos foi de 1.205,42±293,74ml/min para 1.301,84±293,91ml/min, pico de ventilação iniciou em 37,85±11,67L/min para 48,81±13,11L/min. Porém as variações no grupo controle não foram significativas.

Conclusão:

O exercício aeróbico associado à intervenção farmacológica representou uma influência positiva no tratamento dos pacientes portadores de DPOC. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Exercício Aeróbico; Tratamento Farmacológico; Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br