Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS DO TREINAMENTO DE EXERCÍCIO COMBINADO À ACUPUNTURA E MOXABUSTÃO SOBRE A FADIGA

RESUMO

Introdução:

A fadiga muscular incomoda os atletas, afetando o nível de treinamento e o desempenho competitivo, também tem um grande impacto sobre a saúde física dos atletas, predispondo a acidentes e a um término precoce da carreira. Aliviar a fadiga esportiva é o foco da pesquisa no campo da saúde esportiva nos dias de hoje.

Objetivo:

Estudar o efeito de reabilitação pela acupuntura e moxabustão combinada com o treinamento físico sobre a fadiga esportiva.

Métodos:

Foi utilizado um experimento controlado. O grupo experimental usou acupuntura e moxabustão combinadas com treinamento com exercícios, enquanto o grupo de controle usou acupuntura e moxabustão. O mesmo grupo de médicos realizou o tratamento de acupuntura e moxabustão de acordo com a situação real dos pacientes, e testaram as alterações do escore de dor VAS e do escore de dor PRI.

Resultados:

A pontuação de dor VAS no grupo experimental foi de 7,88 pontos antes do procedimento e 2,96 pontos após a sexta semana de procedimento. A pontuação do grupo de controle foi 7,67 antes do início e 5,03 após o treinamento. A pontuação total de dor PRI no grupo experimental foi 6,52 pontos antes do treinamento e 2,05 pontos na sexta semana de treinamento. A pontuação do grupo de controle foi de 6,66 antes do procedimento e 3,89 na sexta semana.

Conclusão:

A combinação do treinamento com exercícios pode alcançar um melhor efeito de reabilitação em comparação com o tratamento isolado de acupuntura e moxabustão. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Educação Física e Treinamento; Fadiga Muscular; Terapia por Acupuntura

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br