Acessibilidade / Reportar erro

INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO FUNCIONAL NO ENSINO DE TÊNIS DE MESA EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

RESUMO

Introdução:

O ensino contemporâneo no tênis de mesa carece de atenção em habilidades globais, alguns estudos sugerem que o treinamento funcional possa suprir as demandas requisitadas pelo alto nível de competição esportiva.

Objetivo:

Estudar o efeito do treinamento funcional sobre o ensino do tênis de mesa nos estudantes universitários.

Métodos:

Foi realizada uma seleção randômica controlada (n=40), na qual o grupo experimental (n=20) escolheu um programa de treinamento funcional, enquanto o grupo de controle (n=20) participou do ensino das habilidades tradicionais do tênis de mesa. A frequência do treinamento foi de uma hora diária, três vezes por semana, com duração de seis semanas. A aptidão física específica do tênis de mesa foi avaliada antes e depois do experimento. Os dados foram catalogados e analisados estatisticamente.

Resultados:

No índice de habilidades manuais, a pontuação do grupo experimental aumentou de 63.194 para 79.683 pontos após o experimento, e a pontuação do grupo de controle aumentou de 64.788 para 68.775 pontos após o experimento. No índice de retrocesso, a pontuação do grupo experimental aumentou de 63.645 para 78.614, e a pontuação do grupo de controle aumentou de 64.152 para 70.574.

Conclusão:

O modo de treinamento funcional proposto neste artigo pode melhorar rapidamente o nível competitivo do tênis de mesa e melhorar o desempenho competitivo de seus praticantes. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Educação Física e Treinamento; Esportes com Raquete; Avaliação Educacional

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br