Acessibilidade / Reportar erro

EXERCÍCIO DE ESCALADA EM ROCHAS NO TREINAMENTO FÍSICO DOS ATLETAS

RESUMO

Introdução:

Com a promoção da escalada em rocha nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020 e nos Jogos Nacionais da China em 2017, o esporte foi difundido pelo público em geral e o país tem dado mais atenção ao seu desenvolvimento.

Objetivo:

Estudar os efeitos do exercício de escalada em rocha sobre o desempenho do treinamento físico nos atletas.

Métodos:

Foi realizado um estudo comparativo sobre o treinamento físico de escaladores em rocha através de consulta literária, experiência e estatísticas matemáticas visando explorar o impacto do esporte no treinamento físico em escaladores. Participaram dessa pesquisa 15 atletas profissionais da equipe de escalada em rocha.

Resultados:

Foi encontrada uma diferença significativa na qualidade da força entre o grupo experimental e o grupo controle (p<0,05), houve diferenças muito significativas nos exercícios de barra fixa, flexões e abdominais de 1min (p<0,01), após o experimento, houve diferenças significativas na velocidade, agilidade e resistência entre o grupo experimental e o grupo controle (p<0,05), com destaque entre a coordenação motora e a qualidade da velocidade (p<0,01).

Conclusão:

A integração do treinamento físico com o treinamento de escalada em rocha tem um efeito notável sobre a melhoria do desempenho físico dos atletas. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Treinamento Físico; Condicionamento Físico Humano; Atletas

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br