Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE DE TREINAMENTO FÍSICO DE NADADORES EM NÍVEL COMPETITIVO

RESUMO

Introdução:

A natação é um esporte que exige domínio dos grupos musculares, respiração e fortalecimento cardiopulmonar, sendo uma atividade física completa. Melhorar o nível competitivo de seus atletas, possibilitando melhores resultados nas competições é um desafio frequente que exige análise de treinamento e para adaptações frequentes.

Objetivo:

Estudar os efeitos do treinamento físico atual sobre o desempenho competitivo dos esportistas.

Métodos:

Foram selecionados 24 nadadores voluntários, distribuídos igualmente em dois grupos. O grupo experimental realizou um treinamento físico específico para a natação de acordo com o plano de treinamento estabelecido, e o grupo de controle realizou um treinamento físico geral baseado principalmente na corrida. Não houve diferença em duração ou intensidade do treinamento entre os grupos. O período experimental foi de 8 semanas, três vezes por semana.

Resultados:

O grupo experimental foi superior ao grupo de controle em termos de otimização da função física, otimização da aptidão física especial e melhoria do nível atlético.

Conclusão:

O treinamento físico especial para atletas pode melhorar a função física dos nadadores de forma mais eficiente, melhorar seu nível competitivo e eficiência esportiva, além de reduzir lesões esportivas. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Natação; Aptidão Física; Desempenho Atlético

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br