Acessibilidade / Reportar erro

INFLUÊNCIA DE LESÕES ESPORTIVAS E TREINAMENTO DE RESISTÊNCIA NA MASSA ÓSSEA DE ESQUIADORES

RESUMO

Introdução:

Com a preparação e desenvolvimento dos Jogos Olímpicos de Inverno, houve um aumento da popularidade do esqui. Impulsionados por essa demanda, o desenvolvimento profissional dos treinadores requer atualizações nas análises de lesões esportivas dos esquiadores, elaboração de estratégias de prevenção e tratamento correspondentes, além de treinamentos de resistência de modo a promover o desenvolvimento da qualidade física dos atletas, como a massa óssea e sua densidade mineral.

Objetivo:

Estudar as lesões esportivas dos esquiadores e explorar necessidades e modos de aplicação do treino de resistência no esqui.

Métodos:

O método de pesquisa por questionário foi utilizado para explorar os principais tipos de lesões e seus fatores influenciadores. Em seguida, 20 voluntários foram selecionados para o experimento de treinamento de resistência, cada grupo de 10 pessoas incluiu 5 homens e 5 mulheres. O grupo controle manteve uma vida diária normal, enquanto ao grupo experimental foi adicionado um treinamento de resistência, três vezes por semana, com base no grupo controle.

Resultados:

Os resultados da pesquisa mostraram que a proporção atual de lesões por esqui foi relativamente alta, principalmente em lesões leves. Após 9 semanas no grupo experimental de treinamento de resistência, tanto homens quanto mulheres tiveram desenvolvimento positivo de massa óssea.

Conclusão:

O treinamento de resistência pode não só melhorar a qualidade física, mas também reduzir a ocorrência de lesões esportivas, demonstrando os benefícios de sua implementação no treinamento de resistência dos esquiadores. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Traumatismos em Atletas; Treinamento de Resistência; Densidade Óssea

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br