Acessibilidade / Reportar erro

PREVENÇÃO DE LESÕES ARTICULARES DO JOELHO NO TREINO DOS ESPORTES DE INVERNO

RESUMO

Introdução:

Com o lançamento dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, os esportes de gelo e neve entraram em evidência, recebendo incentivos governamentais para encorajamento de sua prática.

Objetivo:

Examinar as causas da lesão no joelho em esquiadores, propondo medidas preventivas para a lesão articular.

Métodos:

Foram analisadas a situação atual de lesão articular nos joelhos dos esquiadores, o movimento articular no esqui, a causa das lesões articulares e a prevenção de lesões articulares, além de um plano de prevenção científica e tratamento correspondente, de acordo com os resultados da análise.

Resultados:

A taxa de lesões em esquiadores é alta. Lesão ligamentar, lesão tendinosa e tensão muscular são os três principais tipos de lesão. Há 57 lesões leves de vários tipos na articulação do joelho - 53,27% de todas as lesões; 41 lesões moderadas, representando 38,32% de todas as lesões; 9 lesões graves, representando 8,41% de todos os ferimentos, com ferimentos menores.

Conclusão:

Este artigo examina o movimento do joelho e as causas da lesão no joelho em esquiadores, e propõe medidas preventivas para lesão articular. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Esportes na Neve; Atividades de Treinamento; Traumatismos do Joelho

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br