Acessibilidade / Reportar erro

A MEDICINA DO ESPORTE CIENTÍFICA NA PREVENÇÃO DE LESÕES POR ESPORTE EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

RESUMO

Introdução:

À medida que a frequência e a intensidade de atividades esportivas escolares continuam a aumentar, lesões acidentais podem ocorrer periodicamente durantes essas atividades.

Objetivo:

Este artigo discute o papel positivo da ciência e da tecnologia na medicina do esporte ao promover o desenvolvimento de esportes. Concomitantemente, as vantagens da medicina do esporte para as lesões do esporte são analisadas.

Métodos:

Este artigo utiliza estatísticas matemáticas para compreender a situação atual das lesões por esporte de estudantes universitários e a prevenção e o controle de riscos, e discute o efeito da medicina do esporte nas lesões do esporte.

Resultados:

Há uma diferença considerável entre a lesão por esporte dos estudantes e o número de vezes, a hora e a quantidade de exercício que eles praticam a cada semana. Quanto mais participam em esportes, menores serão as lesões.

Conclusão:

O fortalecimento da educação física e da conscientização sobre a prevenção e o controle de risco no esporte na formação dos estudantes pode ajuda-los a evitar lesões no esporte. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.

Descriptores:
Medicina Esportiva; Traumatismos em Atletas; Desempenho Atlético

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br