Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE DO NÍVEL DE TREINAMENTO FÍSICO DE NATAÇÃO COM BASE NA FORÇA DOS MEMBROS

RESUMO

Introdução

A natação tem elevados critérios de capacidade física e de movimentação por parte dos atletas. O treinamento de força eficiente pode não apenas melhorar o nível de treinamento físico dos atletas, mas também aumentar suas capacidades esportivas. Portanto, é um importante elo no treinamento de natação.

Objetivo

Explorar o efeito do treinamento de força dos membros sobre a aptidão física dos atletas na natação.

Métodos

Nesta experiência, 20 nadadores formados em Educação Física em uma universidade foram selecionados para realizar o treinamento de força dos membros durante seis semanas. Antes e depois do treinamento esportivo, foram medidos os índices como circunferência da coxa, circunferência da panturrilha, capacidade de saltar dos membros inferiores, força máxima dos membros inferiores e capacidade de equilíbrio dos membros inferiores dos atletas, e foram registrados os resultados de borboleta, nado de costas, nado de peito e estilo livre em eventos principais de 50m.

Resultados

O treinamento eficiente da força dos membros pode promover significativamente as mudanças da força muscular dos membros inferiores dos atletas, melhorar sua resistência e poder explosivo, melhorar significativamente a habilidade de equilíbrio e estabilidade de movimento dos nadadores, além de melhorar significativamente o desempenho competitivo da natação.

Conclusão

É necessário intensificar o treinamento de força física nos atletas, no intuito de melhorar seu nível de treinamento físico e melhorar seu desempenho econômico. Este plano pode ser considerado de grande utilidade. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Extremidade Superior; Natação; Treinamento de Força

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br