Acessibilidade / Reportar erro

TREINAMENTO DE RESISTÊNCIA APLICADO NO ENSINO DE KUNG FU

RESUMO

Introdução

Muitos estudos têm explorado explorando diferentes métodos de treinamento para melhorar a capacidade cardiorrespiratória, garantindo uma melhor demanda de oxigênio para ajudar os estudantes a desenvolverem melhores habilidades esportivas e resultados do ensino.

Objetivo

Explorar os efeitos da aplicação do treinamento de resistência sobre o ensino de kung fu.

Métodos

40 atletas de kung fu foram selecionados como voluntários de pesquisa. Eles foram divididos aleatoriamente em grupo experimental e controle, ambos foram treinados num protocolo de resistência cardiopulmonar durante 8 semanas, três vezes por semana, utilizando um treinador respiratório. O grupo controle treinou a 20% enquanto o experimental teve seu treinamento a 50% de capacidade total.

Resultados

A pressão inspiratória máxima, VEF1 / FVC e mvv15 dos índices de função pulmonar aumentou significativamente no grupo experimental, a capacidade forçada e a ventilação máxima dos índices de capacidade de absorção de oxigênio também aumentaram significativamente. A saturação de oxigênio no sangue e o índice de perfusão do fluxo sanguíneo dos índices de capacidade de utilização de oxigênio tiveram diferenças significativas entre os grupos, o equilíbrio central e os índices de flexibilidade também evidenciaram diferenças significativas.

Conclusão

Após o treinamento de resistência cardiopulmonar, a capacidade dos atletas foi significativamente aprimorada, inferindo um benefício na qualidade do ensino de kung fu. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

TESTE DE ESFORÇO CARDIOPULMONAR; APTIDÃO FÍSICA; KUNG FU

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br