Acessibilidade / Reportar erro

TREINAMENTO DE APTIDÃO FÍSICA PARA JOGADORES DE FUTEBOL UNIVERSITÁRIO

RESUMO

Introdução:

A aptidão física é um fator essencial que afeta o futebol na China e seu elevado nível resulta da sobreposição dos efeitos do treinamento de vários fatores sobre o atleta de futebol.

Objetivo:

Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre um treinamento experimental de aptidão física e o desempenho nos jogadores de futebol universitário.

Métodos:

Jogadores de futebol universitário voluntariaram-se para a realização de um treinamento de aptidão física. Utilizou-se estatística matemática para analisar a aptidão física dos voluntários e o desempenho na competição antes e depois do treinamento. O impacto do treinamento físico do futebol sobre a qualidade física dos atletas também foi considerado.

Resultados:

Após oito semanas de treinamento de aptidão física, percebeu-se melhora no desempenho dos jogadores de futebol universitário. Houve uma diferença estatística no desempenho e na qualidade física após o treinamento físico (P<0,01).

Conclusão:

Os jogadores de futebol universitário melhoraram o desempenho após o treinamento de aptidão física. Tal treinamento pode melhorar a aptidão física dos jogadores de futebol universitário. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Futebol; Atletas; Exercício Físico; Esportes

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br