Acessibilidade / Reportar erro

UM ESTUDO SOBRE A EFICÁCIA DO TREINAMENTO DE GANHO DE FORÇA MUSCULAR EM ATLETAS DE CORRIDA

RESUMO

Introdução:

O treinamento de força muscular pode aumentar a força dos músculos fásicos, auxiliando no equilíbrio e na estabilidade corporal. Correr é um esporte de velocidade físico-dominante onde força e velocidade são duas qualidades cruciais na capacitação atlética dos seus profissionais. Acredita-se que o treino da força muscular em intervalos de alta intensidade possa aumentar o desempenho da velocidade atlética, porém não há um ponto determinante onde determinar o pico dessa relação.

Objetivo:

O objetivo deste estudo é analisar o efeito do treinamento de força muscular intervalado de alta intensidade no condicionamento físico dos atletas. Este artigo também examina a relação entre treinamento de força muscular e treinamento de desempenho em velocistas.

Métodos:

Selecionou-se aleatoriamente 20 voluntários velocistas como sujeitos de pesquisa, divididos sem discrepâncias em grupos controle e experimental, com dez pessoas cada. Utilizou-se estatísticas matemáticas para analisar os indicadores fisiológicos dos indivíduos antes e depois do treinamento de força muscular. Ao mesmo tempo, aplicou-se o método de correlação estatística para analisar as mudanças de desempenho dos atletas antes e depois do ciclo de exercícios.

Resultados:

Após o treinamento de força muscular, os atletas do grupo experimental foram melhores do que os anteriores ao treino. Os dados foram estatisticamente significativos (P<0,05).

Conclusão:

O treinamento de força muscular pode promover o condicionamento físico dos velocistas. Ao mesmo tempo, o modo de treinamento também pode melhorar o desempenho do atleta. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Esportes; Atleta; Treinamento de Força; Treinamento Intervalado de Alta Intensidade

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br