Acessibilidade / Reportar erro

INFLUÊNCIAS DO TREINAMENTO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE SOBRE A HABILIDADE FÍSICA DO VOLEIBOL

RESUMO

Introdução:

O treinamento físico tradicional apresenta um bom efeito na melhoria da força e dos indicadores de qualidade dos atletas, porém evidências recentes indicam que relaciona-lo ao treinamento intervalado de alta intensidade possa reduzir os problemas físicos de seus praticantes além de acelerar as habilidades físicas requeridas pelo voleibol.

Objetivo:

Estudar a aplicação do treinamento intervalado de alta intensidade sobre a habilidade física dos praticantes de voleibol.

Métodos:

Foram recrutados 40 voluntários entre calouros e alunos da universidade, praticantes de voleibol. Eles foram divididos igualmente em grupo controle e experimental. O grupo de controle utilizou o treinamento físico tradicional baseado em exercício aeróbico enquanto o experimental adotou o programa de treinamento intervalado de alta intensidade. Cada sessão durou 1,5 horas, duas vezes por semana, por 9 semanas. Os dados físicos e funcionais relevantes foram individualmente coletados antes e após a intervenção, comparados e analisados estatisticamente.

Resultados:

Houve um aumento na qualidade do arremesso de longa distância, força de tração horizontal, corrida de 800 m, corrida de 30 m, salto transversal e no experimento de cruzamento repetido.

Conclusão:

O protocolo de treinamento intervalado de alta intensidade elevou o nível de aptidão física nos jogadores de vôlei, permitindo uma otimização de desempenho na quadra. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Treinamento Intervalado de Alta Intensidade; Voleibol; Educação Física e Treinamento

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br