RESUMO
Introdução: Nos últimos anos, a China investiu em muitos eventos internacionais de atletismo, e o desenvolvimento esportivo, incluindo novos métodos de treinamento.
Objetivo: Explorar métodos eficazes de treinamento para velocidade e força dos corredores em eventos de atletismo.
Métodos: 20 corredores da equipe nacional foram selecionados aleatoriamente em grupo experimental e controle. Os 10 corredores do grupo experimental foram treinados por uma combinação de treinamento de força tradicional e treinamento de força central do abdome. O grupo de controle efetuou o treinamento tradicional. Todos eles foram submetidos a indicadores de aptidão física para realizar os testes.
Resultados: Houve diferenças significativas no índice de qualidade de velocidade de 60 metros, 100 metros e no índice de qualidade de força de salto triplo em pé, salto em comprimento e meio agachamento; o experimento no grupo de controle evidenciou diferenças significativas no índice de qualidade de velocidade de 30 metros, 60 metros, 100 metros e no índice de qualidade de força de salto triplo em pé e salto em comprimento em pé. Diferenças significativas entre o grupo experimental e o grupo de controle foram evidenciadas nos índices de qualidade de velocidade de 60 metros, 100 metros e nos índices de qualidade de resistência de saltos triplos e meio agachamento em pé.
Conclusão: O protocolo apresentado pode melhorar significativamente o nível da capacidade atlética profissional dos corredores da equipe nacional, especialmente os indicadores de força e velocidade. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.
Descritores:
Competições Esportivas de Pista e Campo; Centro Abdominal; Treinamento de Força; Aptidão Física