Acessibilidade / Reportar erro

PREVENÇÃO DE LESÕES NAS ARTICULAÇÕES EM ESPORTES AO AR LIVRE SOB A INFLUÊNCIA DA COVID-19

RESUMO

Introdução

Com a normalização da prevenção e controle da epidemia de covid-19, a proporção de esportes ao ar livre no esporte tem aumentado gradualmente, mas os riscos têm aumentado, resultando em lesões articulares.

Objetivo

Explorar a prevenção de lesões nas articulações em esportes ao ar livre sob a influência da covid-19.

Métodos

88 homens e 64 mulheres com lesões no tornozelo, 45 homens e 33 mulheres com lesões no joelho, num total de 133 homens e 97 mulheres voluntárias foram investigados por questionário, que incluiu lesões nas articulações, causas de lesões e métodos de tratamento após lesões nas articulações, tendo os dados sido analisados.

Resultados

Atualmente, a maioria das lesões nas articulações em esportes ao ar livre pertencem a lesões menores, que podem recuperar-se após alguns pequenos reajustes, o que não causará muito impacto nos esportistas, porém há também algumas lesões graves.

Conclusão

Os próprios esportistas devem estar totalmente preparados, incluindo o uso de aparelhos e equipamentos de proteção, o ajuste psicológico e o aprendizado dos conhecimentos sobre proteção esportiva. Os treinadores e voluntários devem dar orientações cientificamente fundamentadas e sensatas de acordo com a situação real dos praticantes do esporte, a fim de reduzir ao máximo a incidência de lesões articulares. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

COVID-19; Lesões Esportivas; Prevenção de Acidentes

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br