Acessibilidade / Reportar erro

PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO DE ENTORSE DE TORNOZELO NO TREINAMENTO DE FUTEBOL

RESUMO

Introdução

No treinamento do futebol, um grande número de impactos na corrida e na defesa fazem da entorse do tornozelo uma lesão esportiva muito comum, portanto, a prevenção e o manejo da reabilitação da entorse do tornozelo são particularmente importantes.

Objetivo

Explorar a estratégia de prevenção e reabilitação da entorse de tornozelo no treinamento de futebol.

Métodos

10 atletas com entorse de tornozelo foram selecionados e divididos aleatoriamente em grupo experimental e controle. Ambos grupos receberam treinamento de reabilitação, o grupo controle recebeu apenas terapia manual e o grupo experimental recebeu um manejo ativo e passivo da reabilitação. Os índices relevantes à reabilitação do tornozelo foram analisados diariamente, dentre eles: ângulo de extensão e flexão ativa além do grau de edema articular.

Resultados

Até o terceiro dia, a taxa de recuperação do grupo experimental foi significativamente maior e ao final do sétimo dia, o ângulo ativo de flexão plantar no grupo controle foi de 28,0133 enquanto no grupo experimental foi de 32,0512. Quanto ao grau de inchaço articular ao quinto dia, no grupo experimental foi de 2,2059 e 1,0057 no grupo controle. Esse nível de recuperação do grupo experimental somente foi atingido pelo grupo controle ao sétimo dia.

Conclusão

Por meio de análise comparativa, a estratégia reabilitação associada a ativos e passivos propostos neste artigo evidenciou melhor desempenho frente ao protocolo tradicional. Sugere-se estudos para a popularização da reabilitação combinada ao treinamento ativo com tração passiva. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Futebol; Lesões do Tornozelo; Reabilitação

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br