RESUMO
Introdução
A ginástica artística é um esporte tradicional chinês que valoriza a aptidão física, gera entretenimento e possui grande impacto visual. Seu principal objetivo é desenvolver o potencial humano físico e melhorar a capacidade de coordenação motora e equilíbrio corporal. A integração de treinos de força incrementa a habilidade do esportista e pode contribuir também no ensino da ginástica artística.
Objetivo
Estudar o efeito do treinamento de força no ensino de ginástica artística baseado no treinamento de força.
Métodos
40 estudantes do sexo masculino especializados em ginástica artística foram selecionados como objetos experimentais e divididos em grupo controle e grupo experimental (20 em cada grupo). Ambos grupos receberam treinamento por 16 semanas, sendo que o grupo experimental recebeu 2 horas adicionais de treinamento de força resistida diariamente.
Resultados
Após o experimento, houve diferenças significativas nas habilidades em barras paralelas entre o grupo experimental e o grupo controle, diferenças significativas no domínio de barras horizontais, mas não houve diferenças significativas na tecnologia de saltos.
Conclusão
A pesquisa mostra que o treinamento de força pode efetivamente auxiliar no ensino de ginástica artística, permitindo maior desempenho no aprendizado de movimentos complexos. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.
Treinamento de força; Ginástica; Ensino