RESUMO
Introdução:
Entre os estudantes universitários que não estão se especializando em esportes, o tênis de mesa é bem aceito, altamente popular e possui baixos requisitos no que diz respeito a investimento de equipamentos. Portanto, muitos estudantes optam por este esporte, embora também hajam certos riscos esportivos no decorrer do esporte.
Objetivo:
Investigar os riscos esportivos do ensino do tênis de mesa e suas medidas preventivas.
Métodos:
Antes do exercício de cada aula, o professor de educação física liderou a aula experimental para completar rigorosamente o aquecimento, enquanto a aula de controle manteve a configuração básica do programa, sem a fase de aquecimento. Após 24 horas de prática, os alunos da aula experimental e da aula de controle foram testados com o FMS.
Resultados:
A pontuação de estabilidade da classe experimental aumentou de 1,58 pontos para 1,84 pontos, e a pontuação de estabilidade da rotação do tronco aumentou de 1,68 pontos para 2,05 pontos.
Conclusão:
As atividades de aquecimento antes dos esportes podem reduzir ainda mais os riscos esportivos no processo de ensino do tênis de mesa proporcionando um ambiente de ensino superior melhor e mais seguro para os alunos. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.
Descritores:
Educação Física e Treinamento; Esportes com Raquete; Prevenção de Acidentes; Traumatismos em Atletas