Acessibilidade / Reportar erro

SUPLEMENTAÇÃO PROBIÓTICA PARA O DESEMPENHO DO EXERCÍCIO DE RESISTÊNCIA E FUNÇÃO IMUNOLÓGICA

RESUMO

Introdução:

Após pesquisas de longo prazo, descobriu-se que os atletas são suscetíveis a infecções do trato respiratório superior e doenças do sistema digestivo quando submetidos a exercícios de alta intensidade por longos períodos de tempo.

Objetivo:

Verificar se a suplementação probiótica pós-exercício pode melhorar significativamente o funcionamento do sistema imunológico e desempenhar um papel positivo na saúde dos atletas.

Métodos:

Este foi um estudo quantitativo com análise distributiva para verificar se os suplementos probióticos poderiam melhorar a resposta imunológica após o exercício.

Resultados:

Após o uso de suplementos probióticos, ao registrar diferenças individuais nas características de distribuição da flora gastrointestinal dos atletas, descobrimos que as mudanças no desempenho esportivo dos sujeitos, leucócitos, neutrófilos, linfócitos e flora gastrointestinal após seis semanas de treinamento especial foram diferentes.

Conclusão:

Probióticos orais de longo prazo para atletas podem efetivamente reduzir a inflamação no corpo, reduzir os danos corporais durante o exercício e efetivamente melhorar a função imunológica do trato gastrointestinal. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Probióticos; Treino Aeróbico; Esportes; Imunidade; Atletas

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br