Acessibilidade / Reportar erro

SENSOR ELETROQUÍMICO PARA CORTICOSTERÓIDES DOPANTES NOS ESPORTES

RESUMO

Introdução:

É essencial identificar e medir a concentração de triamcinolona (TA) em fluidos biológicos, especialmente para pacientes que recebem medicação antibiótica intensiva.

Objetivo:

Confeccionar um sensor para detecção eletroquímica da triamcinolona como esteróides anabolizantes em esportes utilizando nanomateriais de óxido de cobre-nanopartículas de óxido de grafite reduzido (CuNPs/rGO).

Métodos:

Após a elaboração das nanopartículas rGO em eletrodo de carbono vítreo (GCE) utilizando a técnica Hummers modificada, os NPs Cu foram depositados no rGO/GCE. A fim de determinar a concentração de TA em uma amostra real que tinha sido preparada, foi investigada a aplicabilidade de Cu NPs/rGO/GCE.

Resultados:

Os Cu NPs irregulares depositados evidenciaram um diâmetro de cerca de 80 nm, de acordo com as investigações morfológicas do SEM. Estudos de amperometria revelaram que a faixa linear, limites de detecção e sensibilidade do CuNPs/rGO/GCE como sensor TA foram de 10 a 80 µM, 10nM e 0,06584 µA/µM, respectivamente.

Conclusão:

Os resultados revelaram que os valores de RSD e recuperação eram válidas, fornecendo qualidade e confiabilidade adequadas para análises práticas de amostras reais usando Cu NPs/rGO/GCE. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados de tratamento.

Descritores:
Triancinolona; Doping nos Esportes; Técnicas Biossensoriais

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br