Acessibilidade / Reportar erro

REAÇÕES SOBRE A APTIDÃO FÍSICA DESENCADEADAS PELO TREINO DE FORÇA DO CORE EM JOGADORES DE BASQUETE MASCULINO UNIVERSITÁRIO

RESUMO

Introdução:

O bom condicionamento físico refere-se à capacidade do corpo humano de efetuar as atividades de estudo e laborais diárias com eficácia sem cansaço. A qualidade física dos jogadores de basquete masculino é um dos fatores essenciais que afetam o desempenho da equipe. O treino de força do core refere-se ao trabalho dos grupos musculares relacionados a estabilização localizados no encontro da base do tronco, coluna vertebral, pélvis e membros inferiores do corpo humano. Acredita-se que o treinamento de força do core possa ajudar a melhorar o condicionamento físico atlético do jogador de basquete.

Objetivo:

Este estudo tem como objetivo explorar as reações que o treino de força do core pode provocar sobre a aptidão física em jogadores de basquete universitário masculino.

Métodos:

Utilizou-se o método Delfos, análise de componentes e fatores principais, análise de cluster do tipo R e análise lógica profissional para estudar a qualidade física dos jogadores de basquete masculino universitário.

Resultados:

Os indicadores de teste e os métodos selecionados neste artigo podem refletir o nível de aptidão física dos atletas. Não houve diferença significativa na velocidade, flexibilidade e menor força corporal dos atletas em diferentes posições de defesa, posição de atacante e posição central (P>0,05). O nível de condicionamento físico dos atletas após o treinamento de força do core foi significativamente melhorado (P<0,05).

Conclusão:

O treino de força do core pode melhorar as habilidades fundamentais dos jogadores de basquete, como dribles rápidos e corrida de curta duração em alta intensidade. Demonstrou-se que os jogadores de basquete masculino universitários melhoraram seus indicadores de aptidão física e condicionamento físico geral. Os resultados desta pesquisa fornecem um protocolo verificado que justifica a sua inclusão nos treinos dos jogadores de basquete masculino universitário. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Basquetebol; Aptidão Física; Esportes; Treinamento de resistência

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br