RESUMO
Introdução:
O aumento no número de estudantes que sofrem depressão tem um impacto negativo severo na saúde física e mental dos estudantes universitários.
Objetivo:
Explorar o efeito da intervenção do exercício em pacientes com depressão, analisando o seu efeito de reabilitação.
Métodos:
Elegeu-se a forma de educação física combinada com atividades extracurriculares. O grupo experimental de educação física completou cerca de 45 minutos de corrida de baixa intensidade, realizando a recuperação física e o descanso sob orientação dos professores. A forma esportiva de atividades extracurriculares foi o basquete, duas vezes por semana. A educação física combinada com as atividades extracurriculares totalizou um total de 4 vezes semanais, com duração total de seis semanas.
Resultados:
A intervenção no exercício teve efeito redutor nos escores do teste psicológico dos participantes, revelando um alívio de suas condições psicológicas. A intervenção no exercício apresentou efeitos evidentes sobre a melhoria dos fatores de somatização (sintomas obsessivo-compulsivos, depressão, interpessoais, paranoicos, de ansiedade e hostis).
Conclusão:
O plano de exercício personalizado é recomendado para os alunos com depressão, sendo a promoção do exercício físico correspondente extraclasse, visando melhorar o estado psicológico dos alunos e melhorar sua saúde mental. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.
Descritores:
Depressão; Terapia por Exercício; Reabilitação