Acessibilidade / Reportar erro

OS EFEITOS DO EXERCÍCIO NO METABOLISMO DE GLICOSE E LIPÍDIOS EM PACIENTES IDOSOS

RESUMO

Introdução:

A síndrome metabólica é uma condição em que múltiplos fatores de risco metabólicos cardiovasculares se juntam no corpo.

Objetivo:

Explorar os efeitos da prescrição de exercícios no metabolismo de glicose e lipídios em pacientes idosos com síndrome metabólica.

Métodos:

Um total de 85 idosos foram selecionados de uma comunidade de pensionistas. Os fatores que influenciam a atividade física foram analisados pelo método de análise de correlação de Pearson, o teste Mann-Whitneyu e o teste Kruskal-Wallish. No final, analisamos quantitativamente a influência e o curso de cada fator na atividade física dos idosos.

Resultados:

entre os 85 idosos em casas de repouso, 2 casos (1,1%) apresentavam alto nível de atividade física, 70 casos (38,9%) apresentavam nível médio de atividade física, e 51 casos (60,0%) apresentavam baixo nível de atividade física.

Conclusões:

A melhora no metabolismo de glicose e lipídios e preparo físico saudável com a prescrição de exercícios de oxigênio alto + resistência baixa e aquela de exercícios de resistência alta + oxigênio baixo é mais eficaz do que a de prescrição de exercícios de oxigênio pleno e resistência plena. A melhora na qualidade do sono com a prescrição de exercícios de oxigênio alto e resistência baixa foi maior do que aquela de exercícios com oxigênio pleno, resistência completa e resistência alta e oxigênio baixo. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.

Descritores:
Desempenho no esporte; glicolipídios; síndrome metabólica

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br