Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS DO TREINAMENTO FÍSICO SOBRE A MORFOLOGIA DOS PRINCIPAIS MÚSCULOS NOS MEMBROS INFERIORES DE BAILARINOS ESPORTIVOS

RESUMO

Introdução

Os dançarinos devem ter as qualidades de força necessárias para completar as técnicas de movimento de dança, a capacidade de coordenar os movimentos e o corpo, além de conferir total capacidade de execução às qualidades como força muscular, poder explosivo e controle em movimento acelerado.

Objetivo

Verificar a principal morfologia muscular dos membros inferiores dos bailarinos esportivos.

Métodos

24 alunos de graduação foram selecionados de uma escola de esportes de uma universidade, especializados em dança esportiva, divididos em três grupos para experimento de aptidão física.

Resultados

Diferentes pressões do treinamento responderam com efeitos diferentes sobre a espessura dos principais músculos dos membros inferiores. Em comparação com a espessura do reto femoral no estado de repouso antes da experiência, a espessura muscular imediatamente após o exercício foi significativamente aumentada nos grupos de 250 e 300 (P<0,05).

Conclusão

O treinamento a um nível de pressão moderado - valor de pressão de 200 mmHg a 250 mmHg - pode alcançar melhores resultados. O protocolo apresentado resultou numa melhora funcional do músculo esquelético. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos -investigação dos resultados do tratamento.

Descritores
Educação Física e Treinamento; Membros Inferiores; Músculos

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br