RESUMO
Introdução
A escalada em rocha é uma atividade física que exige excelente condicionamento físico. Além de melhorar a aptidão física e a coordenação motora, a escalada requer aperfeiçoamentos constantes no treinamento de habilidade em coordenação muscular para aprimoramento de suas táticas modernas.
Objetivo
Explorar o treinamento da capacidade de coordenação muscular de escaladores em rocha.
Métodos
Uma amostragem aleatória composta de 8 atletas foi designada para o experimento envolvendo a mensuração da composição corporal dos atletas, níveis séricos de creatina quinase e ureia sanguínea além de outros biomarcadores coletados antes e após o ensaio.
Resultados
Houve uma correlação negativa significativa entre o equilíbrio dinâmico e a capacidade de coordenação motora após o treinamento em esportes radicais de escalada em rocha. No segundo dia após o exercício de escalada em rocha, o peso corporal e o conteúdo de gordura dos voluntários mostrou uma redução significativa, e a concentração de creatina quinase (CK) e ureia sanguínea (BU) aumentaram significativamente.
Conclusão
A exploração do efeito dos esportes radicais na melhoria da capacidade de coordenação muscular dos atletas evidenciou que a força e a coordenação devem ser reforçadas no processo de escalada em rocha. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.
Descritores
Montanhismo; Atletas; Força muscular; Desempenho Psicomotor