Acessibilidade / Reportar erro

IMPACTOS DO TREINAMENTO DE FORÇA MUSCULAR NA RESISTÊNCIA DE BOXEADORES

RESUMO

Introdução

O treino de força e de resistência dos boxeadores são as principais partes a se prestar atenção no protocolo de treinamento devido às particularidades do boxe chinês.

Objetivo

Estudar o efeito do treinamento de força sobre os músculos e a resistência dos atletas de boxe chinês.

Métodos

Este trabalho adota o controle experimental. O grupo de controle pratica o tradicional treino das artes marciais enquanto ao grupo experimental, acrescentou-se outros treinamentos diários devidamente protocolados. Nas segundas, terças e sextas-feiras de cada semana, uma classe foi selecionada para o treinamento de força. Antes do início do experimento, os dados fisiológicos dos atletas foram avaliados e registrados. Após o experimento, os dados novamente foram adquiridos e comparados. Através da comparação dos dados, a eficácia do treinamento pode ser analisada.

Resultados

Após o treinamento de força, os resultados do grupo experimental foram significativamente maiores do que os do grupo de controle.

Conclusão

A adoção de treinamento de força especial devidamente direcionado pode aumentar a eficácia e resistência anaeróbica dos boxeadores chineses, aumentando as chances de explorar o seu máximo potencial em combate. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Treinamento de Força; Boxe; Força Muscular

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br