RESUMO
Introdução:
Um dos focos das pesquisas atuais dos professores de educação física na linha de frente tem sido sempre o ensino eletivo de estudantes universitários que não praticam esportes. A falta de tempo de treinamento e a deficiente formação dos estudantes tornam muitos métodos profissionais de ensino de badminton impossíveis de serem realizados em cursos optativos.
Objetivo:
Estudar o impacto do treinamento funcional sobre o desempenho de badminton dos estudantes universitários.
Métodos:
Foram selecionados aleatoriamente 44 universitários sedentários, divididos igualmente em grupo experimental e controle. No grupo experimental foi utilizada a estratégia de treinamento funcional, enquanto o grupo de controle usou o método tradicional de treinamento de badminton. Tanto o grupo experimental quanto o grupo controle treinaram duas vezes por semana, por 60 minutos e durante 12 semanas. Os dados obtidos comparados, analisados e discutidos estatisticamente.
Resultados:
Em termos de teste FMS, a pontuação total do grupo experimental foi otimizada em 5,61, e a pontuação total do grupo de controle foi otimizada em 3,20. Com relação ao desempenho do badminton, o grupo experimental apresentou um aumento de 23,12 pontos, enquanto que o grupo controle aumentou 16.75 pontos (P<0.01), indicando que houve uma diferença muito significativa dos resultados.
Conclusão:
Este trabalho evidenciou a importância da promoção do treinamento funcional, comparativamente superior aos métodos de ensino esportivo praticados atualmente. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.
Descritores:
Educação Física e Treinamento; Aptidão Física; Estudantes; Universidades