Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS DO TREINAMENTO DE FRENAGEM SOBRE OS MEMBROS INFERIORES DOS JOGADORES DE FUTEBOL

RESUMO

Introdução:

À medida que as habilidades esportivas e a técnica de ataque evoluíram rapidamente, o mesmo foi acontecendo com relação ao ataque e à defesa esportiva, exigindo novas técnicas para o aprimoramento do desempenho esportivo em campo. Uma das técnicas que vem se destacando empiricamente é o treinamento de frenagem, com poucas pesquisas científicas em seus resultados práticos.

Objetivo:

Estudar os efeitos do treinamento de frenagem sobre a agilidade dos membros inferiores nos jogadores de futebol.

Métodos:

Atletas masculinos de futebol participaram do experimento, sendo os pacientes divididos em grupos experimentais e de controle, onde a demanda dos membros inferiores e a resistência à fratura foram testadas.

Resultados:

Após 8 semanas de treinamento, verificou-se a qualidade da sensibilidade e a força explosiva das extremidades inferiores, onde o grupo experimental mostrou uma diferença altamente significativa ao treinamento (P<0,01). Os escores do índice de sensibilidade foram todos significativamente alterados. No grupo de controle, houve uma variação na densidade óssea antes e depois do exercício, porém pouca diferença significativa no desempenho.

Conclusão:

Em comparação com o treinamento de resistência tradicional, a ampliação e concentração no treinamento de frenagem sobre os membros inferiores pode efetivamente desenvolver a força explosiva e a agilidade nos jogadores de futebol. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Extremidade Inferior; Desempenho Atlético; Futebol

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br