Acessibilidade / Reportar erro

TREINAMENTO ESPORTIVO PARA DETECTAR A FREQUÊNCIA CARDÍACA E A TEMPERATURA CORPORAL DE ADOLESCENTES

RESUMO

Introdução:

Graças ao aumento no número de filhos únicos na China, doenças mentais entre adolescentes têm se tornado mais frequentes, o que afeta o desenvolvimento da saúde mental e física dos estudantes.

Objetivo:

Estudar o efeito de treinamento físico na frequência cardíaca de adolescentes.

Métodos:

Estudantes secundários que participam das aulas optativas de tai chi chuan e badminton foram selecionados aleatoriamente para treinos de intensidade moderada em tai chi chuan e badminton.

Resultados:

A pontuação dos participantes no quesito disposição variou de 44 a 51 entre os alunos que participaram do teste de intensidade moderada em tai chi chuan, variando de 42 a 49 entre aqueles que participaram do teste de badminton. Para aqueles que praticaram tai chi chuan, a frequência cardíaca foi de 90~117 bpm, enquanto para os praticantes de badminton, foi de 121~142 bpm. Portanto, o treino de badminton de intensidade moderada teve influência significativa na frequência cardíaca e na disposição dos adolescentes.

Conclusões:

Badminton de intensidade moderada pode melhorar a disposição e a saúde de adolescentes, além de ter um efeito positivo na manutenção e estabilização de sua saúde mental. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação do resultado de tratamentos.

Descritores:
Esportes; Frequência cardíaca; Detecção

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br