Acessibilidade / Reportar erro

O EXERCÍCIO FÍSICO NA PROMOÇÃO DE EFEITOS AUXILIARES DA TERAPIA GENÉTICA

RESUMO

Introdução:

Nos últimos anos, a engenharia genética tem contribuído de forma notável para os esportes, além de ter uma função importante na promoção do desenvolvimento de áreas relacionadas ao esporte.

Objetivo:

Analisamos a origem de tecidos do crescimento ósseo e sua regeneração através do estudo da proteína morfogenética óssea e fatores de transformação do crescimento em fraturas causadas pela prática do esporte.

Métodos:

Criamos um modelo de fratura humana para expressar a forma e o conteúdo da proteína morfogenética óssea e de fatores de transformação do crescimento durante a recuperação de fraturas.

Resultados:

Na fase de recuperação da fratura causada por diversos esportes, os níveis de expressão dos dois genes são diferentes. A proteína morfogenética óssea se apresenta em alta quantidade na fase osteogenetica da membrana, e o fator de transformação de crescimento apresenta alta quantidade na fase de ossificação da cartilagem.

Conclusão:

A terapia genética para fraturas causadas por exercícios físicos apresenta diversas vantagens. Osteoblastos e condrócitos tem um papel na síntese dos fatores de transformação do crescimento. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.

Descritores:
Esportes; Proteína morfogenética óssea 1; terapia genética

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br