Acessibilidade / Reportar erro

TREINAMENTO DE FORÇA DO CENTRO ABDOMINAL EM JOGADORAS DE VOLEIBOL

RESUMO

Introdução:

O desempenho das jogadoras de voleibol feminino depende grandemente da estabilidade do centro abdominal. Esse sistema de estabilização fornece às jogadoras um desempenho estável durante os exercícios. O treinamento da força do centro abdominal também pode melhorar a eficiência e a precisão dos movimentos corporais, embora seus estudos em jogadoras de voleibol careçam de evidências.

Objetivo:

Analisar o efeito do treinamento de força do centro abdominal sobre a aptidão física em jogadoras de voleibol.

Métodos:

Foram selecionadas 18 jogadoras de voleibol por amostragem aleatória, divididas em dois grupos distintos. O grupo experimental executou exercícios de força do centro abdominal. O grupo de controle praticou exercícios físicos regulares. O experimento durou 12 semanas. O artigo abordou oito itens de testes primários. Entre eles, o teste de extensão da cintura e o teste de ponte adaptado foram os principais indicadores da estabilidade do centro de gravidade. Os resultados do experimento foram analisados comparando os dados antes e depois da intervenção por métodos matemáticos e estatísticos.

Resultados:

Após 12 semanas de treinamento da força do centro abdominal, o grupo experimental obteve melhora significativa em todos os aspectos (P<0,05). Os resultados do grupo experimental foram significativamente melhorados (P<0,05).

Conclusão:

O treinamento de força do centro abdominal promove o desenvolvimento da estabilidade, coordenação e agilidade nas jovens jogadoras de voleibol. Indica-se às equipes de voleibol feminino os exercícios explorados para fortalecer o centro abdominal. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Centro Abdominal; Treinamento de Força; Aptidão Física; Voleibol

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br