Acessibilidade / Reportar erro

INFLUÊNCIAS DO TREINAMENTO DE CONTRAÇÃO EXCÊNTRICA SOBRE A VELOCIDADE DE FUTEBOLISTAS

RESUMO

Introdução:

A qualidade da força pode ser dividida em força máxima, força rápida, resistência e força de reação. Entre elas, a força rápida tem sido um tema de discussão acirrado nas pesquisas da indústria esportiva contemporânea.

Objetivo:

Estudar as influências do treinamento de contração excêntrica dos membros inferiores em jogadores de futebol e suas repercussões sobre a velocidade dos atletas.

Métodos:

Utilizou-se um instrumento de treinamento centrífugo multifuncional como ferramenta de treinamento através do método experimental para analisar o efeito do treinamento de contração excêntrica sobre a força rápida dos jogadores de futebol. Os atletas foram divididos no grupo experimental e no grupo de controle para o treinamento. Foram testados a potência explosiva, a sensibilidade à velocidade e o índice dinâmico de potência rápida especial antes e após o treinamento.

Resultados:

Em comparação com o grupo de controle, o índice de potência explosiva, o índice de sensibilidade e o índice cinético demonstraram melhores expressividades no grupo experimental; os quatro índices de capacidade de salto, os três índices de sensibilidade - exceto a frequência de passos de 15s - e o treinamento excêntrico no grupo experimental mostraram uma melhora significativa (P<0,01).

Conclusão:

O treinamento de contração excêntrica pode efetivamente melhorar a força muscular, seu efeito de treinamento é melhor do que o do treinamento concêntrico, especialmente o treinamento de contração excêntrica sobre os membros inferiores, que tem um impacto importante sobre a força rápida dos jogadores de futebol. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Membros Inferiores; Treinamento de Força; Futebol

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br