Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS DA GINÁSTICA SOBRE A FREQUÊNCIA CARDÍACA E O FÍSICO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS MASCULINOS

RESUMO

Introdução

O nível de vida das pessoas tem melhorado gradualmente com o rápido desenvolvimento econômico e o exercício físico tornou-se uma alternativa viável para as pessoas relaxarem e melhorarem sua qualidade de vida. Dentre as formas de exercício físico, o mais tradicional e simples é a ginástica aeróbica, apesar de poucos estudos atuais sobre as evidências fisiológicas de sua adesão.

Objetivo

Avaliar os efeitos da ginástica aeróbica sobre o ritmo cardíaco e sobre o físico dos estudantes universitários.

Métodos

10 estudantes universitários masculinos foram voluntários para um experimento envolvendo um protocolo específico de ginástica aeróbica durante 6 semanas. No intuito de explorar os efeitos do exercício aeróbico na variabilidade do ritmo cardíaco e no físico dos estudantes universitários do sexo masculino, os dados vitais e antropométricos foram coletados antes e após a intervenção para uma comparação estatística e discussão científica segundo a bibliografia atual.

Resultados

houve diferenças significativas nos índices de variabilidade da frequência cardíaca SDNN, RMSSD, TP, HF, lf/hf antes e depois do treinamento.

Conclusão

Foram evidenciadas algumas diferenças significativas de capacidade vital, força de preensão, flexão da postura sentada e ortostática após o protocolo de intervenção. Sugere-se que o treinamento de ginástica aeróbica possa melhorar a função cardíaca e a condição física de seus praticantes, principalmente entre os estudantes universitários. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Ginástica; Frequência Cardíaca; Constituição Corporal

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br