Acessibilidade / Reportar erro

EFEITO DO EXERCÍCIO AERÓBICO SOBRE A MICROCIRCULAÇÃO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SEDENTÁRIOS

RESUMO

Introdução

Com o desenvolvimento econômico e o progresso tecnológico, mais atenção foi dada à educação intelectual em detrimento do condicionamento físico, fenômeno que corroborou para elevar a obesidade a uma preocupação contemporânea na saúde pública. Nesse sentido, estudos que possam fornecer referência para orientar o comportamento de intervenção esportiva científica de estudantes universitários são o foco da pesquisa atual.

Objetivo

Explorar o efeito de diferentes doses de exercício aeróbico sobre a função da microcirculação em estudantes universitários sedentários.

Métodos

Foram recrutados 69 estudantes da Universidade de Minzu, divididos aleatoriamente em grupos de exercícios A, B e controle. O grupo de exercícios recebeu 12 semanas de intervenção de exercícios aeróbicos. Entre eles, o grupo A praticou 1-2 vezes por semana, o grupo B praticou ≥ 3 vezes por semana. O grupo controle não praticou nenhum esporte.

Resultados

após o teste, a reatividade microvascular mostrou uma interação ao grupo e ao tempo (p<0,01). Entre eles, o grupo de exercícios B foi superior que o grupo controle e o grupo de exercícios A (p<0,01), sem diferenças significativas entre o grupo de exercícios A e o grupo controle (p>0,05).

Conclusão

O exercício aeróbico afeta a resposta microvascular corporal e o nível endógeno de NO. O exercício aeróbico com duração de 12 semanas com frequência igual ou superior de três vezes por semana pode melhorar a resposta microvascular de estudantes universitários sedentários, promovendo a produção de endógenos NO. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Terapia por Exercício; Atividades de Lazer; Microcirculação; Estudantes

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br