RESUMO
Introdução:
O voleibol é constituído principalmente por atividades aeróbicas, causando impactos positivos sobre a resistência cardiopulmonar e aptidão física dos estudantes universitários. Estudar cientificamente os impactos do treinamento desse esporte pode fornecer uma referência científica para embasar o treinamento estudantil.
Objetivo:
Estudar os efeitos do treinamento de voleibol sobre a aptidão física e a resistência cardiopulmonar dos estudantes universitários.
Métodos:
Alunos do segundo ano de educação física em uma universidade foram selecionados aleatoriamente para o experimento (n=50). Divididos em grupo experimental – adotando treinamento e prática de voleibol e controle – com atletismo tradicional, foram submetidos a um semestre completo de atividades físicas direcionadas. Testes de aptidão física e resistência cardiopulmonar foram executados antes e após o experimento, os resultados das baterias de testes foram catalogados e confrontados estatisticamente.
Resultados:
Os resultados dos alunos da classe experimental foram superiores nas provas de aptidão física (P<0.05). A diferença no impacto sobre a resistência cardiopulmonar final inter-grupo não foi tão evidente, demonstrando que ambas intervenções acarretaram em um bom condicionamento.
Conclusão:
O treinamento de vôlei apresentou impactos positivos sobre a aptidão física e a resistência cardiopulmonar dos estudantes universitários. Também aumentou o interesse dos alunos pelo esporte, otimizando a qualidade física dos estudantes universitários e melhorando a sua resistência cardiopulmonar. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.
Descritores:
Voleibol; Educação Física e Treinamento; Aptidão Física; Estudantes