Acessibilidade / Reportar erro

MÉTODO DE OTIMIZAÇÃO NO TREINO DE FORÇA DO TORNOZELO DURANTE O EXERCÍCIO

RESUMO

Introdução

A boa força articular do tornozelo é uma pré-condição para exercícios físicos de alta qualidade além de ser um fator importante na prevenção de lesões articulares.

Objetivo

Explorar o método de otimização do treino de força do tornozelo durante o exercício físico.

Métodos

40 voluntários foram selecionados e aleatoriamente divididos em grupo experimental e grupo de controle. Os 20 atletas do grupo experimental foram treinados três vezes por semana durante 6 semanas usando um método de variáveis de controle enquanto o grupo controle efetuou apenas o treinamento físico diário profissional. Foram utilizados métodos pré-treino e pós-treino para coleta e investigação dos dados quanto ao efeito do treinamento de força sob a articulação do tornozelo e seu impacto em testes de habilidade e força submetidos aos atletas.

Resultados

O treinamento de força do tornozelo pode melhorar a força muscular do tornozelo e melhorar a capacidade dos atletas de correr e saltar (P > 0,05).

Conclusão

O treino de força articular do tornozelo pode melhorar a capacidade esportiva basal dos atletas, melhorar a força muscular da articulação do tornozelo, reduzir a probabilidade de lesões articulares e contribuir na melhoria dos resultados de várias habilidades, merecendo maiores estudos e replicação. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos desfechos do tratamento.

Articulação do tornozelo; Treinamento de força; Desempenho Atlético

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br