Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE DE DESTREZA MOTORA NO TREINO ESTUDANTIL DO BOXE CHINÊS

RESUMO

Introdução:

Nos últimos anos, as artes marciais tornaram-se um curso optativo em faculdades e universidades. Com o principal objetivo de melhorar a qualidade física e a capacidade esportiva dos alunos através do ensino de suas habilidades básicas, também auxilia na consciência de autodefesa. Acredita-se que haja alguma influência sobre a destreza motora que também possa beneficiar as atividades de vida diária.

Objetivo:

Avaliar as influências do treinamento de boxe chinês sobre a destreza motora dos estudantes universitários praticantes.

Métodos:

Foram selecionados 20 universitários voluntários para o experimento, divididos igualmente em grupo experimental e controle. O grupo experimental efetuou treinamento sistemático de boxe chinês durante o tempo de treinamento, enquanto o grupo de controle não recebeu nenhum outro treinamento físico além das atividades básicas de educação física durante o mesmo período. Para analisar a destreza motora, a capacidade de equilíbrio e destreza dos estudantes foi testada antes e depois do experimento, e os dados relevantes foram registrados.

Resultados:

Após 8 semanas de treinamento de boxe chinês, o tempo de HCT do grupo experimental diminuiu significativamente, de 10,77 para 9,98, enquanto no grupo controle não houve diferença significativa.

Conclusão:

O treinamento especial de boxe chinês pode melhorar a capacidade da destreza motora dos estudantes. Evidenciou-se a importância de elaborar planos de treinamento de acordo com a situação real dos alunos no treinamento diário, buscando melhorar a qualidade física geral dos alunos de forma integral. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Artes Marciais; Boxe; Destreza Motora

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br