Acessibilidade / Reportar erro

ASSOCIAÇÃO ENTRE NÍVEIS DE PARTICIPAÇÃO NO ESPORTE E LESÕES ORAIS EM ATLETAS DE COMBATE

RESUMO

Introdução

As lesões orais são traumas comuns nos esportes de combate, devido à natureza agressiva tanto do ataque quanto da defesa. Os protetores bucais esportivos são feitos para diminuir o risco de lesões traumáticas na face e na mandíbula; e também de concussão durante as atividades esportivas.

Objetivo

Este estudo teve como objetivo determinar a prevalência de lesões orais em esportes de combate e examinar a associação entre níveis de participação e a porcentagem de ocorrência de lesões.

Métodos

Foram recrutados cento e oito participantes (média de idade: 22,42 ± 2,162 anos) envolvidos em eventos de combate. Os dados foram coletados por meio de um questionário composto por 22 perguntas sobre o perfil demográfico dos atletas, sua experiência com lesões e tipo de lesões sofridas, conhecimento e uso de protetores bucais em atividades esportivas. A análise descritiva, o teste do qui-quadrado e a análise de variância (ANOVA) foram aplicados para análise dos dados.

Resultados

Quase 77% dos participantes sofreram lesões orais durante atividades esportivas e quase 90% estavam cientes de que as lesões orais podem ser reduzidas com o uso de protetores bucais. Além disso, 52,7% dos participantes reclamaram que o protetor bucal não é confortável para uso durante as atividades esportivas. Os achados revelaram associação moderada significativa entre níveis de participação e número de lesões orais (p = 0,013). A ANOVA unilateral mostrou uma diferença média significativa na taxa de lesão oral nos quatro níveis dos grupos de participação F (3, 104) = 6,21, p = 0,011. As comparações post-hoc usando o teste de Bonferroni indicaram diferença média significativa entre os níveis universitário-estadual (p = 0,033) e os níveis universitário-nacional (p = 0,028).

Conclusão

Este estudo revelou que níveis mais altos de participação no esporte representam maior risco de lesões. Verificou-se também que a sensação de desconforto ao usar protetor bucal pode ser reduzida se os treinadores fizerem com que os atletas usem protetores bucais adequados, que sigam as especificações recomendadas. Nível de evidência IIIb; Estudo Caso-Controle .

Lesão oral; Esportes de combate; Níveis de participação esportiva; Protetor bucal esportivo

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br