Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE DO IMPACTO ENTRE DIFERENTES MÉTODOS DE EXERCÍCIO NA SAÚDE FÍSICA DE ADOLESCENTES OBESOS

RESUMO

Introdução:

O desenvolvimento desregrado no padrão de vida atual fortaleceu a obesidade entre os adolescentes e esse problema está se tornando cada vez mais grave.

Objetivo:

Comparar o impacto entre dois métodos de exercício na saúde física de adolescentes obesos.

Métodos:

Foram selecionados 24 adolescentes obesos (12 mulheres; IMC>30% ± 3%; idade concentrada entre 10 e 16 anos) e divididos no grupo I e no grupo II para um estudo experimental de 4 semanas, sendo registradas as alterações no condicionamento e função física.

Resultados:

Após 4 semanas de controle de exercício aeróbico (grupo I), a circunferência da cintura, circunferência do quadril, espessura da dobra cutânea e espessura da dobra abdominal foram significativamente reduzidas em meninos (p<0,05), e os indicadores de forma corporal das meninas foram significativamente alterados (p<0,05). Após 4 semanas de exercício aeróbico combinado com treinamento de resistência (grupo II), os efeitos do peso, IMC e tamanho do corpo foram significativos em meninos e meninas.

Conclusão:

O exercício aeróbico pode melhorar efetivamente os problemas físicos dos adolescentes obesos. Sob as mesmas condições externas, o efeito do exercício aeróbico demonstrou-se mais eficaz quando aliado ao treinamento de resistência na melhoria física do grupo analisado. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Exercício Físico; Manejo da Obesidade; Adolescente

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br