Open-access ALTERAÇÕES DE VO2MAX OCASIONADAS PELO EXERCÍCIO AERÓBICO EM NADADORES

RESUMO

Introdução  A taxa máxima de consumo de oxigênio (VO2max) pode refletir diretamente o metabolismo aeróbico corporal e o sistema de fornecimento de oxigênio. Esta é uma medida da capacidade aeróbica empregada para monitorar o nível do nadador, e seu desempenho em força e velocidade.

Objetivo  Verificar as alterações de VO2max ao incorporar o treinamento com exercícios aeróbicos no treino padrão dos nadadores.

Métodos  12 nadadores voluntários foram divididos em duas categorias: grupo de treinamento de força e grupo de treinamento regular. Ambos os grupos realizaram um teste de aptidão física na pista de 200 metros antes de iniciar o treinamento. O VO2 máximo foi mensurado e trabalhado estatisticamente para verificar os resultados desta competição. Os efeitos do exercício aeróbico sobre a força e o status competitivo dos atletas foi investigado segundo uma revisão bibliográfica atualizada.

Resultados  Houve uma mudança significativa na ingestão máxima de oxigênio dos atletas após o protocolo experimental. Os atletas do grupo de treinamento de força aumentaram seu VO2 máximo quando comparados ao grupo de treinamento regular. Os resultados mostraram uma diferença significativa no índice VO2max antes e depois do treinamento de força (P<0,05). Isto sugere que o treinamento de força tem um efeito significativo no consumo máximo de oxigênio.

Conclusão  As intervenções de treinamento de força afetam significativamente a intensidade máxima de consumo de oxigênio e a capacidade de exercício dos atletas. A intervenção do exercício aeróbico demonstrou evidencias em melhorar o nível competitivo dos atletas. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores Natação; Atletas; Treinamento de Força; Treino Aeróbico; Esportes

location_on
Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro