Acessibilidade / Reportar erro

TREINO AERÓBICO ASSOCIADO A DIETA HIPOCALÓRICA EM UNIVERSITÁRIOS OBESOS

RESUMO

Introdução:

O desequilíbrio energético entre ingestão e consumo a longo prazo é o principal motivo da obesidade nos universitários, portanto, a perda de peso também deve combinar uma intervenção inversamente proporcional. Valendo-se dessa premissa, são crescentes os estudos que combinam treinos físicos e dietas com o propósito de restaurar a saúde física nessa parcela da população.

Objetivo:

Estudar os impactos do treino aeróbico associado a dieta hipocalórica sobre a constituição e o metabolismo de estudantes universitários obesos.

Métodos:

Através de uma pesquisa por questionário e um programa experimental com duração total de 4 semanas de treino aeróbico e dieta hipocalórica, 20 universitários obesos voluntariaram-se para o projeto de intervenção. O protocolo de exercícios para a composição do treino e o cardápio da dieta seguiram as recomendações atualizadas da literatura científica. Ao final do experimento, os dados relevantes coletados foram analisados estatisticamente e discutidos.

Resultados:

Após a intervenção da dieta associada ao treino aeróbico, o índice IMC de estudantes universitários reduziu de 28.075 para 26.378; o índice metabólico basal aumentou de 1581.046 kcal para 1681.317 kcal.

Conclusão:

O treino aeróbico associado à dieta hipocalórica demonstrou um efeito significativo na diminuição da gordura dos universitários obesos. A eficácia dessa associação promoveu um melhor efeito conjunto no resultado, em comparação a planos individuais de emagrecimento. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Treino Aeróbico; Dieta Hipocalórica; Estudantes; Obesidade

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br