Acessibilidade / Reportar erro

QUALIDADES FÍSICAS DOS ATLETAS DE PENTATLO MODERNO NOS TREINOS EM ALTITUDE

RESUMO

Introdução:

O pentatlo moderno tem altos requisitos para o treinamento físico, psicológico e tático dos atletas e praticar os cinco itens como um todo no treinamento físico é um problema que precisa ser resolvido. Como organizar a carga de cada item e a carga geral pode ser um problema contornável utilizando a técnica de treino em altitude.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo testar e avaliar os efeitos do treino em altitude no desempenho atlético e no status funcional dos pentatletas modernos. Ao mesmo tempo, analisamos a influência do método na qualidade física dos atletas. O objetivo final deste experimento é melhorar a ciência do treinamento moderno de pentatletas.

Métodos:

Selecionou-se seis atletas da equipe moderna do pentatlo como objetos de pesquisa. Foram registradas as alterações nos indicadores fisiológicos dos sujeitos do teste antes e depois do treinamento de altitude. As estatísticas matemáticas foram utilizadas para analisar os dados coletados.

Resultados:

A hemoglobina dos atletas durante o treinamento em alta altitude foi significativamente maior do que antes do treino (P<0,05). Outros indicadores fisiológicos como ureia sanguínea e proteína de alta densidade não foram significativamente diferentes (P>0,05). O desempenho moderno do pentatlo dos atletas após o treinamento em altitude foi significativamente aprimorado (P<0,05).

Conclusão:

O treinamento em altitude pode melhorar o desempenho dos atletas modernos do pentatlo. Ao mesmo tempo, esse método de treinamento também pode melhorar a capacidade aeróbica dos atletas. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Esportes; Atleta; Altitude; Hemoglobinas

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br