Acessibilidade / Reportar erro

INFLUÊNCIA DA DANÇA DE QUADRILHA NA FUNÇÃO MOTORA DE MULHERES DE MEIA-IDADE E IDOSAS

RESUMO

Introdução

A qualidade de vida das mulheres de meia idade e idosas são afetadas pelos efeitos fisiológicos do envelhecimento no sistema locomotor; o exercício aeróbico moderado é comprovadamente uma das práticas que pode retardar esses efeitos deletérios. A dança de quadrilha tem características funcionais de exercício aeróbico, porém ainda não há estudos sobre seus efeitos sobre a função motora em mulheres de meia-idade e idosas que a praticam regularmente.

Objetivo

Explorar o efeito dos exercícios de dança de quadrilha de longa duração sobre a função motora nas mulheres de meia-idade e idosas.

Métodos

45 mulheres de meia-idade e idosas, divididas em grupo experimental e controle, participaram do experimento. As mulheres do grupo experimental (n=25) realizaram exercícios de dança de quadrilha de 90 minutos, 4 vezes por semana durante 6 meses. Foram coletados indicadores de função física, capacidades vitais e índices de função motora.

Resultados

Após o exercício, a força de preensão das mulheres de meia-idade no grupo de dança de quadrilha e as sessões de 1 minuto foram significativamente melhoradas, em particular, o valor médio da resposta de seleção foi reduzido de 516,20±83,87 antes do exercício para 440,28±58,07, houve uma diferença muito significativa.

Conclusão

O exercício de dança de quadrilha de longo prazo tem um certo efeito na melhoria da função cardiopulmonar de mulheres de meia-idade e idosas, sua função motora foi significativamente melhorada. Nível de evidência II; Estudos Terapêuticos - Investigação de Resultados.

Dança de quadrilha; Saúde da Mulher; Desempenho Físico Funcional

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br