Acessibilidade / Reportar erro

INFLUÊNCIAS DE APLICATIVOS DE EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE A SAÚDE DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS OBESOS

RESUMO

Introdução

Num cenário de melhoria contínua da infraestrutura da rede de telecomunicações e o amadurecimento das cadeias industriais relacionadas, os aplicativos de celulares voltados ao esporte podem atender às necessidades de diferentes tipos de grupos de usuários devido às suas próprias características - próximas ao corpo humano, capazes de coletar a saúde dos usuários, esportes prediletos, localização e outros dados de características pessoais em tempo real. Com o suporte da computação em nuvem, big data e outras técnicas, pode-se analisar a regularidade da saúde esportiva dos usuários.

Objetivo

Explorar o efeito do uso de aplicativos de celulares por estudantes universitários obesos em suas rotinas de exercícios físicos.

Métodos

53 estudantes universitários obesos foram voluntários do projeto de pesquisa. Foram investigados por um questionário sobre a utilização de aplicativos voltados para auxiliar o exercício físico e a saúde. Em seguida, a situação de exercício físico dos participantes foi monitorada, incluindo tempo de exercício semanal, frequência de exercícios, itens de exercícios, entre outros dados pertinentes. Finalmente, os dados de saúde física coletados antes e depois do experimento foram analisados e comparados estatisticamente.

Resultados

Alguns estudantes universitários obesos não adquiriram o hábito de aderirem aos exercícios físicos, sua resistência psicológica e sua capacidade de combate à frustração mostraram-se deficientes, e o efeito do exercício assistido por aplicativos de celulares deixou a desejar. Porém, para alguns estudantes universitários obesos com determinação em se exercitar, o exercício regular e moderado evidenciou uma melhora sobre a saúde física.

Conclusão

Os aplicativos focados em exercícios para a manutenção da saúde podem estimular o entusiasmo dos estudantes universitários obesos no exercício físico, tornando o processo de exercício mais prazeroso, controlado e científico. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Manejo da Obesidade; Estudantes; Aplicativos Móveis

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br