Acessibilidade / Reportar erro

PESQUISA SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O TREINAMENTO CIENTÍFICO DO ESPORTE E A SAÚDE MENTAL DE ATLETAS

RESUMO

Introdução:

Em relação à pesquisa sobre fadiga mental no esporte, os países estrangeiros discutem principalmente o modelo teórico de esgotamento mental. Entre eles, o modelo teórico de Silva acredita que a fadiga mental esportiva é uma resposta negativa ao estresse do treinamento. A pesquisa doméstica examina e discute principalmente o conceito, as causas e o monitoramento da fadiga mental.

Objetivo:

Este estudo explora a relação entre fadiga esportiva e saúde mental em atletas de elite por meio de pesquisa e análise; se o suporte social desempenha um papel moderador no treinamento de estresse e como os suportes de aparência desempenham um papel importante.

Métodos:

Com base na teoria do estresse e na teoria do modelo de resposta negativa ao estresse do treinamento, o artigo utilizou o Mental Health Inventory (PHI), o Athlete Exercise Fatigue Questionnaire, a Social Support Rating Scale e a Perceived Social Support Scale para analisar 163 atletas de destaque. Realizamos uma investigação e usamos o software SPSS10.0 para realizar a análise de confiabilidade, a análise de correlação de Pearson e a análise de regressão linear múltipla stepwise.

Resultados:

O nível de saúde mental de atletas de elite está intimamente relacionado ao grau de fadiga esportiva, e os coeficientes de correlação entre a maioria dos fatores atingiram um nível significativo. A exaustão física (emocional) na fadiga esportiva é um importante preditor de saúde mental em atletas de elite; idade, nível atlético, condições econômicas, apoio familiar percebido e saúde mental são importantes preditores de fadiga esportiva para atletas de elite; O suporte social é um importante “amortecedor” externo no processo de treinamento do estresse, no qual o suporte familiar e emocional desempenham um papel regulador importante.

Conclusiones:

Los resultados de la investigación pueden proporcionar referencias para mantener y promover la salud física y mental de los atletas, proporcionar algunas referencias útiles para la educación en salud mental de los equipos deportivos y proporcionar datos empíricos para la psicología del deporte y la psicología de a saúde. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos: investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Condicionamento físico humano; Saúde mental; Apoio social; Fadiga; Atletas

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br