RESUMO
Introdução:
A articulação glenoumeral é a que possui maior liberdade de movimento e sua estabilidade é relativamente precária, dependendo do fortalecimento muscular, da propriocepção da capsula articular e tecidos adjacentes. O treinamento de reforço muscular nessa articulação ainda é um tema empírico relacionado aos jogadores de tênis de mesa.
Objetivo:
Explorar o efeito do treinamento de reforço muscular na lesão muscular do ombro de jogadores de tênis de mesa.
Métodos:
Oito jogadores de tênis de mesa de uma universidade foram selecionados como objeto de pesquisa, separados e classificados entre lesionados e grupo controle. Três semanas de treinamento de reforço foram adotadas para reabilitar a lesão do manguito rotador dos atletas da equipe de tênis de mesa. Foram coletados dados no teste de ângulo articular e cinemática com medição de força isocinética empregando Cybex-6000, além de coleta de dados via EMG e outros dados relevantes antes e depois do experimento.
Resultados:
Os resultados do teste de força muscular do infra-espinal de 8 atletas antes da experiência foram de 1,88 ± 2,10 contra 1,61 ± 1,80 após o experimento; não houve alteração na dor entre 5 dos 8 atletas, a dor no ombro de 1 atleta aumentou e a dor no ombro dos outros 2 jogadores de tênis de mesa diminuiu.
Conclusão:
O exercício de reforço por treinamento intensivo sobre a lesão no ombro mostrou-se eficaz em conjunto com a reabilitação tradicional, influenciando positivamente na hipertrofia e na propriocepção do complexo articular. Nível de evidência II; Estudos Terapêuticos - Investigação de Resultados.
Descritores:
Tênis; Lesões do Ombro; Força Muscular