Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE DOS EFEITOS DO TREINAMENTO DE FORÇA DE ALTA INTENSIDADE SOBRE A MUSCULATURA E O METABOLISMO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

RESUMO

Introdução:

Segundo consta nas pesquisas recentes, os estudantes universitários têm diminuído a aptidão física e aumentado a taxa de obesidade, e o índice de obesidade permanecerá aumentando com o tempo.

Objetivo:

Estudar o efeito do treinamento de força de alta intensidade sobre a otimização muscular e a recuperação metabólica dos estudantes universitários.

Métodos:

Este trabalho adota o método experimental de controle. Um grupo experimental realizou o treinamento de força de alta intensidade e completou o processo de treinamento com a ajuda do equipamento existente na academia da nossa escola. O grupo de controle usou o treinamento aeróbico normal para completar o treino de corrida e outros movimentos no atletismo. O grupo experimental e o grupo de controle foram treinados três vezes por semana durante uma hora de cada vez.

Resultados:

No grupo experimental, a extensão da articulação do cotovelo do braço esquerdo foi otimizada para (18,405 ± 2,8878) kg após o experimento, P<0,05; a extensão da articulação do joelho da perna direita foi otimizada para (38,754 ± 6,6556) kg após o experimento, P<0,01; o colesterol total sérico foi otimizado para (3,682 ± 0,2643) mmol/L após o experimento, P<0,01.

Conclusão:

O treinamento de força de alta intensidade, quando comparado com o treinamento aeróbico comum, tem um melhor efeito de otimização nos indicadores dos estudantes universitários e uma maior eficiência no exercício. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Treinamento de Força; Músculos; Metabolismo Energético

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br